Senac Itu abre inscrições para Técnico em Contabilidade
terça-feira, 11 de setembro de 2012A profissão de técnico em contabilidade foi regulamentada em 1946 e é a segunda mais antiga no Brasil (1946). Bastante amplo, o mercado de trabalho para esse profissional oferece muitas oportunidades de uma carreira bem-sucedida.
Aos que desejam ingressar na área, o Senac Itu oferece, em outubro, uma nova turma do curso Técnico em Contabilidade, que permite ao aluno analisar, compreender e processar informações contábeis e gerenciais, elaborar orçamentos, balancetes e demonstrações de forma analítica ou sintética, além de organizar, controlar e arquivar os documentos relativos à atividade contábil.
O curso atende à resolução n. 1.073/06, que possibilita ao participante, mediante aprovação no exame de suficiência, obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade para que possa exercer suas atividades em empresas comerciais, industriais, de serviços e do terceiro setor, bem como atuar em um negócio próprio.
O curso de Técnico em Contabilidade acontece no Senac Itu a partir de 1º de outubro, com aulas de segunda a sexta-feira das 19h30 às 22h30. Outras informações podem ser obtidas na unidade, localizada na rua Maestro José Vitório 137, Centro, pelo telefone (11) 4022-9800 ou ainda no site sp.senac.com.br/itu.
Mercado de trabalho promissor
De acordo com Adilson Gonçalves de Andrade, docente do curso, desde 2005 as normas contábeis estão em processo de convergência internacional. “A realidade de mercado hoje exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Segundo o Conselho Regional de Contabilidade, a profissão vive um momento áureo e, vale lembrar, onde houver uma empresa, pequena, média ou grande, sempre existirá a figura do contabilista”, diz ele.
Para os interessados em seguir a profissão, o mercado oferece ao técnico em contabilidade funções como organização e execução de serviços de contabilidade em geral, escrituração dos livros de contabilidade, organização contábil e levantamento de balanços e demonstrações. Entretanto, para Adilson, mais que apenas registrar o cotidiano contábil da empresa, o técnico em contabilidade deve ser uma verdadeira “bússola” dos negócios e ajudar a administração a manter a organização na rota prevista.
Fonte: Jornal Periscópio