Semana da Árvore acontece entre dias 21 e 24 de setembro em Itu
quinta-feira, 15 de setembro de 2011O “Dia da Árvore”, comemorado em 21 de setembro para marcar junto com a primavera um novo ciclo e reforçar o espírito de conscientização, ganhará programação especial na cidade de Itu. Entre os dias 21 e 24 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente da cidade promoverá uma série de atividades socioambientais, envolvendo especialistas no assunto e a população, com o objetivo de sensibilizar os munícipes sobre a importância e cuidados com o meio ambiente, ampliando deste modo a cidadania ambiental.
Participação da população
O grande destaque da Semana da Árvore ficará por conta do “Dia D Plantar”, que ocorrerá no último dia do evento e marcará o início de uma campanha de arborização urbana. Entre os dias 24 e 30 de setembro, qualquer pessoa poderá se cadastrar para indicar um lugar de sua escolha para o plantio de uma muda. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelos telefones 156 e (11) 4813-9118 ou ainda pelo site da prefeitura de Itu. Os interessados em integrar o projeto devem informar apenas o telefone, endereço e e-mail.
Além dos canais de comunicação tradicionais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também colocará à disposição da população pontos de cadastro no Parque do Varvito, Plaza Shopping Itu, Mercado Municipal, Feira da Rua Graciano Geribello (Bairro Alto) e feira da Cidade Nova (Pirapitingui).
Após o cadastro, um agente da Secretaria de Meio Ambiente irá até a residência do solicitante para avaliar o pedido. O participante receberá um folheto com informações sobre plantio e manutenção da muda, que ficará sob sua responsabilidade. O plantio deverá se estender até o dia 27 de fevereiro de 2012 (Dia Estadual e Municipal do Plantio de Árvores Nativas). O objetivo é interagir com o Programa de Arborização da Prefeitura, do Governo Municipal, que desde 2006 plantou na cidade de Itu 100 mil novas árvores.
No vídeo abaixo, a Secretária de Meio Ambiente de Itu, Patrícia Otero, convoca a população para parcipar desse encontro, que promente entrar para a história do município.
Fonte: Portal Itu