Santa Casa de Itu limita atendimentos e culpa redução financeira
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012A Santa Casa da cidade de Itu limitou, desde o dia 10 de janeiro, o número de atendimentos médicos oferecidos pelo hospital, alegando uma redução do governo do Estado de São Paulo no repasse financeiro para 2012. Segundo informação da instituição, o valor reduzido foi de 60%.
De acordo com o diretor administrativo da Santa Casa de Itu, Klebson Carvalho, a redução no repasse financeiro impede a São Camilo de atuar como uma referência. “Atendemos a mais de 40 cidades do entorno e realizamos mensalmente mais de 12 mil atendimentos nos Prontos Socorros que já foram totalmente reformados para a população. Essa redução poderá prejudicar a comunidade que faz uso do Hospital, porque não poderemos mais manter essa média de assistência, teremos que reduzir pelo menos em 50% nosso atendimento no setor”, afirmou.
Já a Secretária Municipal de Saúde de Porto Feliz e diretora do conselho de Secretários Municipais de Saúde de SP (COSEMS), Claudia Meirelles, utiliza o argumento da boa estrutura do hospital para contestar. “Um hospital que é considerado segunda referência para uma região ameaça paralisar seus serviços, por conta de corte de recursos. São 2,5 milhões de pessoas. Alguém pode me explicar o que está acontecendo? Brincar com a saúde alheia é irresponsabilidade”, afirma em seu Facebook. Preocupada, Claudia encaminhou pedido de informações via COSEMS à Secretaria de Estado e conseguiu que o assunto entre em pauta na próxima reunião da câmara técnica de comissão BIPARTITE.
Segundo a administração da Santa Casa, o atendimento se restringirá às urgências e emergências, e ainda assim será temido um colapso na saúde. “Devido à boa estrutura e resolutividade que o Hospital adquiriu nos últimos anos, a população de cidades vizinhas tem se dirigido à Santa Casa de Itu pela confiança e credibilidade e alterar essa rotina vai ser algo complexo”, declarou o diretor de Apoio, Nilton Cesar dos Santos.
Os atendimentos cirúrgicos também foram significativamente reduzidos e as internações estão restritas, a partir de então, nas especialidades de alto custo, como UTI, UTI Neonatológica e Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ). A suspensão parcial dos atendimentos já foi comunicada pelo Hospital à Central de Vagas e a Santa Casa não mais receberá pacientes de outros municípios.
O hospital
A Santa Casa de Itu é credenciada como referência em Neonatologia, Unidade de Queimados, Neurocirurgia, Ortopedia e Cirurgia Pediátrica. Atualmente disponibiliza 175 leitos para a comunidade. Em média, 200 partos são realizados por mês no Hospital que também realiza mais de 650 cirurgias/mês e oferece mais de 200 médicos no Corpo Clínico.
Foi realizada reforma em todas as recepções, no Pronto Socorro Adulto e Infantil e nas internações que passaram a ter camas automatizadas (leitos Hill-Room) e novos móveis. Um novo aparelho de gerador foi adquirido para aprimorar a assistência. Na Neonatologia, seis novos leitos foram instalados. Além de reformas setoriais, o Hospital disponibilizou aos colaboradores Plano de Saúde e Assistência Odontológica gratuita, benefícios antes nunca oferecidos.
O São Camilo de Itu, como passou a ser chamado o Hospital, disponibiliza mais de 82% de atendimento aos usuários do SUS. Em busca da Acreditação Hospitalar e Certificação ONA, o Hospital São Camilo dispõe também de Planejamento Estratégico com metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazo. Esses projetos direcionam a entidade na ampliação da qualidade dos serviços.
Fonte: Portal de Itu