Quarta edição do Biologia na Praça, em Itu, tem como tema Ecossistemas Aquáticos
sexta-feira, 7 de junho de 2013Acontece neste sábado, dia 8, a 4a edição do Biologia na Praça, evento que os alunos de Biologia do CEUNSP promovem para comemorar com a população o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na quarta-feira, dia 5 de junho. Neste ano, o tema escolhido foi “Ecossistemas Aquáticos: O que eu tenho a ver com isso?” e as atividades acontecem das 8h às 13h na Praça do Carmo, no Centro da cidade de Itu.
De acordo com a professora Valéria Aranha, coordenadora do curso de Biologia do CEUNSP, a iniciativa busca provocar uma reflexão sobre as interferências que os ecossistemas aquáticos têm sofrido com a ação do homem e as consequências práticas para a vida, impactando diretamente nos ciclos e fenômenos naturais.
“Temos o exemplo no rio mais importante da região onde nossa comunidade está inserida, que é a região do Médio Tietê. Há anos o rio Tietê sofre com o despejo sem tratamento efetivo de esgoto doméstico e em tempos remotos dos efluentes industriais, o que provocou uma perda significativa de mata ciliar e impermeabilização do seu entorno, impossibilitando a infiltração das águas da chuva e levando a grandes enchentes. Por isso a conscientização é importante, pois precisamos mudar oconceito de água infinita para as nossas necessidades”, alerta.
Para isso, serão montados dois grandes ecossistemas aquáticos. Em um deles as pessoas poderão passar por dentro e se sentir no fundo de um oceano. No outro, de água doce, um mosaico de espelhos no final remete à questão do tema: “o que eu tenho a ver com isso?”. Haverá ainda atividades lúdicas de educação ambiental para crianças, distribuição de mudas nativas da mata Atlântica para incentivar arecomposição das matas ciliares, observação em lupas e microscopia de parasitos veiculados pela água, entre outras atividades.
O evento na cidade de Itu é uma realização da Faculdade de Educação do CEUNSP, através do curso de Biologia, com apoio da Prefeitura de Itu, SOS Mata Atlântica e Associação Japi de Cabreúva. Mais informações podem ser obtidas no site ceunsp.edu.br.