Itu entra em alerta após morte de mulher por gripe H1N1
quinta-feira, 16 de agosto de 2012A cidade de Itu (SP) está em alerta após ter sido confirmada a morte de uma mulher em decorrência da Gripe H1N1. A vítima é uma mulher de 52 anos, que começou a apresentar os sintomas da doença no início do mês. Segundo a Vigilância Epidemiológica, ela ficou internada por dez dias e chegou a ser transferida para a cidade de São Paulo, mas não resistiu.
Na loja onde ela trabalhava, os funcionários estão com medo. Uma funcionária conta que já tinha passado um susto com o filho, que apresentou os sintomas da doença. Depois que soube do problema da ex-funcionária, mobilizou vizinhos, família e outros funcionários a tomarem a vacina. Mas a prevenção custou caro porque as doses tiveram de ser compradas. A dose da vacina contra a Gripe H1N1 custa, em média, R$ 75 em laboratórios particulares.
Até agora três casos da doença foram confirmados e quatro aguardam resultados de exames. Outros dez casos podem nem entrar para as estatísticas oficiais. Eles chegaram a ser notificados, mas os pacientes apresentaram melhoras e não fizeram o exame.
Em maio deste ano o Governo Federal destinou doses da vacina contra a Gripe H1N1 para unidades de Saúde de todo o Brasil. Mas a campanha priorizou os idosos, crianças de seis meses a dois anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, indígenas e profissionais da saúde.
Em Itu, os postos oferecem apenas a segunda dose da vacina para as crianças. Segundo Manoel Monteiro Gomes, secretário de Saúde, um novo lote foi solicitado, mas não há previsão de chegada.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo enviadas 10 mil doses da vacina contra a gripe para Itu. Ainda de acordo com a Secretaria, para a campanha de vacinação iniciada em 16 de maio de 2012, o município recebeu as doses suficientes para a população alvo da campanha, mas a cobertura de vacinação do município ficou abaixo da média estadual.
A cidade vacinou, até o dia 9 de agosto, apenas 70,6% dos idosos e 68,6% das gestantes, quando a meta é de pelo menos 80% de cobertura em cada um dos grupos.
Os principais sintomas da Gripe H1N1 são: febre alta, tosse constante, falta de ar, dor de cabeça, dores no corpo intensas, ardor nos olhos, vômito e diarréia.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itu:
- Prefeitura de Itu realiza plantio de 250 árvores frutíferas na região do Pirapitingui
- Conferência dos Direitos do Idoso é realizada em Itu
- No Brasil, Gisele Bündchen participa de evento com crianças em Itu
- Melhor Idade tem palestra sobre campanhas da Saúde em Itu
- Quarta edição do Biologia na Praça, em Itu, tem como tema Ecossistemas Aquáticos