Itu completa 402 anos de vida
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012Ao longo de seus 402 anos, a cidade de Itu construiu uma grandiosa importância para a história do país, que pode ser contada por seus diversos ângulos, temas ou momentos. Pensando em preservar toda essa riqueza foram criados na cidade espaços de estudo e mostra de imagens, documentos e objetos que relembram que a história do Brasil passou, passa e ainda repousa por aqui. Verdadeiros guardiões dos principais relatos da cidade!
Os temas são diferentes, a luta não tinha a mesma causa, nem o período era o mesmo. No entanto, todas as exposições que ajudam a recontar a trajetória de grandes momentos de Itu recebem atenção especial, seja em museus ou espaços dedicados a elas. E que tal aproveitar mais um ano de comemoração para fazer uma volta no tempo e descobrir porque Itu marcou a história do Brasil. Afinal, os próprios prédios, patrimônios históricos da cidade, já são espaços 100% culturais!
O Museu Republicano “Convenção de Itu”
O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi construído em meados do século XIX e guarda em seu interior um rico acervo permanente de fotos, documentos, objetos e obras de arte, que são a memória do Partido Paulista Republicano.
São cerca de 350 metros lineares de documentação, cuja cronologia abrange desde o século 18 até o século 20, concentrando especialmente no século 19 e primeiras décadas do século 20. Conheça mais sobre a história do Museu!
A Casa do Barão
A Casa do Barão é uma extensão do Museu Republicano “Convenção de Itu”, administrado pelo Museu Paulista. Abriga o Centro de Estudos da História Republicana, a Biblioteca Edgar Caroni e a Biblioteca Prudente de Morais.
O espaço promove exposições temporárias, como o atual projeto “Documentos & Documentação” que tem como objetivo a divulgação dos documentos textuais e iconográficos, e as pesquisas documentais realizadas a partir desses acervos. A terceira mostra do projeto pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Saiba mais!
A Biblioteca do Museu ainda recebe constantemente acervos da comunidade. Alguns desses objetos estão expostos na Casa e podem ser visitados. Veja alguns!
A equipe de Arquivo do Museu Republicano também finalizou a identificação e organização dos 68 álbuns fotográficos, contendo 2800 fotografias, do arquivo pessoal do ex-presidente da República, Washington Luis, doado à Instituição pelo neto, César Luis, em 1995. O acervo fotográfico conta com um Instrumento de Pesquisa em forma de Catálogo com identificação individual de cada um dos álbuns identificados e disponíveis somente para consulta e pesquisa.
O Museu da Energia
O Museu da Energia – Núcleo de Itu, implementado pela Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, é o primeiro exemplo de resgate da história da energia e da arquitetura de uma região, da restauração de um edifício do século XIX e sua adaptação para museu utilizando-se da mais adequada tecnologia moderna disponível no momento.
A exposição permanente do Museu trata da História, Energia e Cotidiano e as mudanças culturais que o consumo de energia elétrica provocou na vida da sociedade de 1850 a1950. Faz com que o visitante, de maneira interativa, mergulhe nas transformações ocorridas no período, desde o surgimento da energia e as consequências práticas disso no dia a dia.
O espaço ainda promove outras formas de contato com a história, como a mostra “Agência e Escritório – A Cia. Ituana e a Light” que está em cartaz até o dia 19 de fevereiro, no Museu. A exposição gratuita fica aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas e resgata a memória do Sobrado, que hoje abriga o Museu, e que durante 90 anos (1908-1998) foi sede das companhias responsáveis pelo fornecimento de energia na cidade de Itu: a Cia. Ituana, a Light e a Eletropaulo. Saiba mais!
Devido ao sucesso de visitantes, a exposição “Água: Energia do Planeta Terra” também é opção para os visitantes, sem data de término prevista. A mostra apresenta o trabalho de cartunistas de 26 países, que usaram sua arte para mostrar a urgência de utilizar a água de forma inteligente e eficiente.
Memorial do Convento do Carmo de Itu D. Raimundo Lui
O Memorial do Convento do Carmo de Itu D. Raimundo Lui foi inaugurado para preservar e divulgar parâmetros, imagens e livros que relatam a história do Convento ituano, cuja origem remonta o início do século XVIII.
O espaço, instalado em uma das salas do antigo convento, homenageia o bispo ituano D. Raimundo Lui, que pertenceu à Ordem do Carmo.
O Memorial fica aberto à visitação aos sábados, em horário único, com o acompanhamento de um guia.
E durante o feriado de aniversário de 402 anos de Itu, o Museu da Energia vai estar com entrada gratuita para visitantes espontâneos!
Fonte: Portal Itu