Itu apresenta Programa de Educação Ambiental em Fórum Nacional
quarta-feira, 28 de março de 2012A cidade de Itu será representada pela secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero, no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), o maior evento do setor, em Salvador (BA), entre os dias 28 e 30 de março.
Formadores de opinião – sobretudo educadores, ambientais, pesquisadores e ativistas conectados por meio de redes de educação ambiental – participarão do Fórum com o tema central “Rumo à Rio + 20 e às Sociedades Sustentáveis”.
O VII FBEA consta como evento preparatório oficial para a Rio+20, a Conferência que a ONU realizará em junho, no Rio de Janeiro, com missão de avaliar os avanços da Eco-92 e perspectivas futuras, com foco na “economia verde” e “governança global”.
A secretária Patrícia Otero, aproveitará sua participação para ministrar um mini curso onde apresentará o “Programa Municipal de Educação Ambiental” do município ituano, coordenado pelas Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente. Para Patrícia, “a oportunidade é única, de mostrar e trocar práticas para a consolidação de uma política pública de educação ambiental para os municípios”.
Rio +20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A reunião recebe esse, porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável serão os principais temas abordados.
Fonte: Portal de Itu