Etec Itu divulga Curso Integrado e parcerias com instituições de ensino
terça-feira, 24 de janeiro de 2012A Etec Itu (Martinho di Ciero), localizada na rua avenida Barata Ribeiro, Vila Prudente de Moraes – Guia da Cidade Itu, tem como grande novidade para o ano de 2012 os chamados Cursos Integrados.
A Etec, em conjunto com as escolas Nardy e Regente Feijó, disponibilizará cursos técnicos aos jovens dessas instituições que cursam o Ensino Médio. Segundo o diretor da Etec Itu, Atílio Antônio Scalet, a princípio serão promovidos dois cursos técnicos na própria unidade e nas outras duas instituições acima citadas. “A partir do dia 6 de fevereiro, quando será iniciado o ano letivo oficialmente, teremos disponíveis para os alunos, os cursos técnicos de logística e de informática para internet”.
Atílio explica como funcionará o sistema. “Os alunos que participaram e foram aprovados no ‘vestibulinho’, em outubro do ano passado, frequentarão as aulas do Ensino Médio normalmente pela manhã e após o término das aulas, almoçarão na escola e em sequência participarão do curso no qual se inscreveu. Lembrando que as aulas serão dadas pelos professores da Etec”.
O diretor administrativo da unidade de Itu, Márcio Ferraz, conta como o projeto nasceu e a expectativa para o futuro. “Essa ideia do Curso Integrado é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento e da Educação e surgiu no ano de 2010. Depois de muita conversa e planejamento, o projeto está começando a virar realidade. Ao todo, no estado de São Paulo serão 30 mil vagas nas escolas estaduais para os Cursos Integrados este ano. Nossa grande esperança é que a partir de 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil, tenhamos 450 mil vagas em todo o Estado e que um ano antes (2013), já seja obrigatório o aluno cursar o Ensino Médio e fazer um curso técnico na instituição de ensino paralelamente. Hoje, temos ‘apenas’ duas opções de curso e quem prestou o ‘vestibulinho’ teve de pegar uma taxa de R$ 25, mas a grande meta é que cresçam as opções de curso e que todo jovem que estiver no Ensino Médio dentro de três anos possa participar do curso integrado de forma automática, como ir à escola pública”.
O diretor Atílio destaca fatores importantes do projeto iniciado. “A integração entre as instituições de ensino e chance de proporcionar ao jovem uma preparação digna para o mercado de trabalho sem dúvida são fatores de grande importância. A educação só tem a ganhar”.
Fonte: Jornal Periscopio