Cinema Mundo em Itu define atrações de destaque para sua 5ª edição
terça-feira, 22 de novembro de 2011O V Cinema Mundo – Festival Internacional de Cinema da cidade Itu definiu as atrações de destaque para a quinta edição do evento. Além do filme “Tamboro”, de Sergio Bernardes, que será exibido após a cerimônia de abertura, no próximo dia 30, a partir das 20 horas, outros dois grandes títulos foram selecionados para compor a programação.
Um deles será lançado durante o evento, principalmente porque teve uma série de locações feitas em Itu e seus arredores. “Será quase como fazer um resgate ao tempo em que a cidade fazia parte de um cenário importante da cinematografia nacional”, comenta a idealizadora do Cinema Mundo, Renata Saraceni.
“O Diário de Simonton” é um curta metragem que traz em sua temática a questão da religiosidade, buscando considerá-la na perspectiva do humano, através das suas contradições, dúvidas e nostalgia. “Ambientado no século XIX, suas cenas foram reconstituídas e filmadas em lugares como a Fazenda Limoeiro da Concórdia, Fazenda Santo Antonio e Vila Alpino. É uma região onde se mantêm cristalizadas as marcas do tempo e da nossa história, além de ter abrigado muitos dos episódios evocados do diário deste personagem que é tido como o fundador da Igreja Presbiteriana no Brasil”, revela um dos diretores do filme, Joel Yamagi.
A premiere será no dia 3 de dezembro. A sessão está marcada para as 14 horas. A escolha do V Cinema Mundo como palco para essa estreia tão importante se dá, também, pela identificação dos diretores do filme com os propósitos do evento. “Entre tantos outros festivais, nada melhor para o lançamento do que o espaço oferecido pelo Cinema Mundo, na idealização de Renata Saraceni, herdeira daquilo que o cinema tem de mais precioso: vocação humanista voltada para o afeto, para a poesia, para o imaginativo”, justificou Yamagi. Ele estará presente na ocasião, assim como o outro diretor do filme, Jader Gudin.
A outra atração de destaque será a exibição do longa metragem “O Gerente”, de Paulo Cezar Saraceni, que conta a história de um gerente de banco que tinha o fetiche de morder a mão das mulheres da sociedade em que vivia. O filme é baseado no conto homônimo de Carlos Drummond de Andrade e conta com a participação de atores como Letícia Spiller, Maria Lúcia Dahl e Ney Latorraca. A apresentação, que também será realizada no dia 3 de dezembro, marcará o encerramento do V Cinema Mundo.
Parte da equipe técnica estará presente durante a apresentação do filme para homenagear o diretor, um dos fundadores do Cinema Novo, fundamental na construção da cinematografia brasileira. O filme tem início previsto para as 20 horas.
SERVIÇO
V Cinema Mundo – Festival Internacional de Cinema de Itu
Data: 30 de novembro a 3 de dezembro
Local: Espaço Fábrica São Luiz (rua Paula Souza, 492, Centro – Itu/SP)
Entrada: Gratuita
Patrocínio: Rodovias das Colinas e Ministério da Cultura
Parcerias: Prótur, Espaço Fábrica São Luiz e Itu.com.br
Fonte: Portal Itu