AME de Itu oferece 16 especialidades
terça-feira, 24 de abril de 2012O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Itu, de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, ainda não completou dois anos na cidade e já atende aproximadamente 6.500 pessoas todos os meses, entre consultas médicas e exames, conforme a gerente médica Drª. Kariny Quinellato Sacramento.
Durante conversa com o Jornal Periscópio esta semana, a equipe do ambulatório falou sobre o atendimento disponibilizado e da importância de se levar esse conhecimento para a população. “O intuito é que as pessoas entendam o que é o AME no cenário da saúde. Somos um centro de diagnóstico. Oferecemos 16 especialidades médicas, mais exames, além de outros serviços. Somos um serviço referenciado. Os pacientes precisam ser encaminhados para cá, então fechamos o diagnóstico e depois orientamos os médicos”, afirmou a Drª. Kariny, que também é a responsável médica do ambulatório.
As especialidades médicas oferecidas pelo AME são: acupuntura, alergologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), fisiatria, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia (adulto e infantil), obstetrícia de alto risco, ortopedia clínica, pneumologia e reumatologia. Já os exames disponibilizados são: espirometria, eletroneuromiografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, MAPA/HOLTER), teste ergométrico, ultrassonografia, radiografia digital e exames laboratoriais. Além disso, o AME oferece serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia.
Ao todo 20 cidades são atendidas: Itu, Alumínio, Araçariguama, Boituva, guia Salto, Mairinque, Jumirim, São Roque, Porto Feliz, Tietê, Araçoiaba da Serra, Piedade, Votorantim, Ibiúna, Tapiraí, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Iperó, Pilar do Sul e Sorocaba.
O AME
O AME é um ambulatório para pessoas que necessitam de consultas com especialistas e exames de forma rápida e eficiente para que seu diagnóstico seja finalizado o mais breve possível e, com isso a orientação para seu tratamento aconteça de forma precisa. Todos os pacientes são atendidos com hora marcada e seus retornos são agendados no mesmo dia.
Para ser atendido pelo AME é necessário procurar um médico na rede pública do município (posto de saúde, por exemplo). Durante a consulta, o médico irá avaliar a necessidade do encaminhamento ao AME, seja para realização de um exame ou para esclarecimento diagnóstico com algum dos especialistas.
A documentação solicitada para o atendimento, e que deve ser mostrada no momento da consulta, é: cartão nacional do SUS, comprovante de agendamento da consulta (CROSS), comprovante de residência atualizado com CEP, encaminhamento médico, documento com foto, número telefônico para contato.
“O AME é uma proposta nova dentro da saúde pública. É necessário que seja difundido para funcionários da saúde e pessoas que utilizam o SUS”, comentou a diretora administrativa, Liliam Gomes. Para esclarecimento de dúvidas ou para obter mais informações, o telefone é o (11) 4886-9030. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
fonte: Jornal Periscópio