Abertura do Festival de Artes Itu: Coro da Osesp reúne grande público
quinta-feira, 12 de julho de 2012A abertura do XIX Festival de Artes de Itu, ocorrida na noite do dia 10 de julho, contou com a apresentação do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) que reuniu cerca de 300 pessoas no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec).
Regido por Naomi Munakata, o Coro da Osesp apresentou obras de Heitor Villa-Lobos, Ernani Aguiar, Oswaldo Lacerda, Antonio Vaz, Tom Jobim entre outras que levaram a plateia a aplaudir o coro em pé ao término da apresentação.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Givanildo Soares, representando o prefeito de Itu Herculano Passos Junior; o secretário de Cultura, Jonas Soares; a presidente da Assatemec (Associação Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho), Miriam Benayoun; o comandante do 2º GA CL Regimento Deodoro, Tenente Coronel Fernando Bartholomeu Fernandes e do coordenador pedagógico da área de música erudita do XIX Festival de Artes de Itu, Maestro Fernando Henrique de Andrade.
Organizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e pelo Sesc, o Festival de Artes segue até o dia 29 de julho com dezenas de atrações, todas gratuitas. O XIX Festival de Artes tem apoio cultural da Assatemec, Conselho de Cultura de Itu, Anglo Itu-Salto, Senpar, GasNatural Fenosa, Regimento Deodoro, Opera Curta, Instituto Pensarte, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Governo do Estado.
O Coro da Osesp
O coro da Osesp é formado pela combinação de um grupo de cantores de sólida formação musical com a condução de uma das principais regentes brasileiras, o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo é uma referência em música vocal no Brasil.
Nas apresentações junto à Osesp, em grandes obras do repertório coral-sinfônico, ou em concertos a cappella na Sala São Paulo e pelo interior do estado, o grupo aborda diferentes períodos musicais, com ênfase nos séculos XX e XXI e nas criações de compositores brasileiros, como Almeida Prado, Aylton Escobar, Gilberto Mendes, Francisco Mignone, Liduíno Pitombeira, João Guilherme Ripper, Villa-Lobos, entre outros.
Criado como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo em 1994, passou a se chamar Coro da Osesp em 2001. Em 2009, o Coro da Osesp lançou seu primeiro disco, Canções do Brasil, que inclui obras de Osvaldo Lacerda, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Marlos Nobre, Villa-Lobos, entre outros compositores brasileiros.
Fonte: Portal Itu