Itu é “Município Verde Azul” pela quarta vez
quinta-feira, 5 de abril de 2012Itu participou, no dia 02 de abril, do IV Encontro Estadual do Programa “Município Verde Azul”, no Palácio dos Bandeirantes, e ganhou o selo do “Município Verde Azul” pela quarta vez consecutiva.
Conduzida pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, e pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, a cerimônia premiou os 159 municípios que aderiram ao Protocolo Verde e que melhor se empenharam na execução das dez diretivas ambientais propostas pelo programa.
Com a vitória de Itu nesta quarta edição, o município se torna a única cidade da região a receber a certificação desde a primeira edição do programa.
Ranking
645 municípios do Estado de São Paulo se inscreveram no Programa “Município Verde Azul” (PMVA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Deste total, apenas 159 municípios receberam o selo do “Município Verde Azul”.
A cidade de Itu obteve a 27ª colocação no ranking, conquistando 91,22 pontos.
A secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu, Patricia Otero, comenta que “neste ano o PMVA cobrou mais ações dos municípios e, como Itu já havia consolidado leis e estruturas ambientais nos anos anteriores, muitos passos da gestão ambiental foram comprovados por meio de seus programas, projetos e ações nas dez diretivas”.
Comprometimentos do “Município Verde Azul”
A adesão de Itu ao Protocolo Verde é voluntária, mas seu endosso resulta no comprometimento do município em executar, numa gestão compartilhada com o Estado, uma agenda de dez diretivas ambientais:
1. Esgoto tratado – Realizar a coleta e o tratamento de esgoto doméstico;
2. Lixo Mínimo – Eliminar lixões e promover a coleta seletiva e a reciclagem;
3. Mata Ciliar – Ampliar e recuperar as matas ciliares existentes;
4. Arborização Urbana – Planejamento e gestão de áreas verdes municipais;
5. Educação Ambiental – Estabelecer programa de educação ambiental na rede de ensino municipal;
6. Habitação Sustentável – Desenvolver ações estratégicas com conceitos de sustentabilidade em obras e outras atividades municipais;
7. Uso da Água – Implantar programa municipal contra o desperdício de água e estimular a articulação com políticas públicas já existentes;
8. Poluição do Ar – Auxiliar nos programas voltados à qualidade do ar;
9. Estrutura Ambiental – Criar órgão municipal de meio ambiente;
10. Conselho de Meio Ambiente – Constituir o Conselho de Meio Ambiente paritário e deliberativo, envolvendo a comunidade local.
Fonte: Portal Itu
Mais notícias sobre Itu:
- Medidas contra enchentes começam a ser tomadas em Itu
- Cemitério de leprosário tem ossos a céu aberto em Itu
- Dois homens são detidos por embriaguez ao volante em Itu, SP
- No Brasil, Gisele Bündchen participa de evento com crianças em Itu
- Fatec Itu está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre